Um ionizador usa um microprocessador e eletrodos compostos de Cobre/Prata. Quando a água da piscina passa pela cuba de ionização, os eletrodos de Cobre/Prata geram uma corrente contínua de baixa voltagem que faz com que alguns dos átomos mais externos dos eletrodos se transformem em íons positivos. A água que atravessa a cuba recolhe os íons que ajudam a matar algas, fungos, bactérias e vírus. O cobre é um ingrediente chave usado em algicidas e os íons de prata cuidam das bactérias, fungos e vírus. Com um ionizador, reduz-se a quantidade de cloro necessária para a sua piscina, (até 100%) mesmo após uma festa na piscina, ou uma forte tempestade.
Cobre e a Prata atacarão uma célula de algas e os resíduos de aminoácidos nas proteínas usadas para a fotossíntese. Ao parar o processo, as algas são incapazes de crescer e, portanto, as células morrem. Mesmo que a célula consiga viver os íons, interromperá o processo de reprodução para que as algas não se espalhem. Além disso, as bactérias são mortas em vez de serem suprimidas de produtos químicos. Isso significa que coisas perigosas, como o E-Coli, o contaminante mais potente encontrado em piscinas públicas e outras fontes de água, não podem sobreviver em uma piscina livre de produtos químicos que usa um ionizador.
Como proprietário de uma piscina ou spa, você deve ter feito algumas pesquisas no Google para explorar as diferentes alternativas na piscina ou no spa. Sua busca lhe dará um sem fim de possibilidades, o próximo ainda mais promissor do que o primeiro. Fato é; há muitas alternativas e soluções disponíveis e fontes diferentes contam histórias diferentes, às vezes contraditórias. Nesta postagem, gostaríamos de compartilhar com você como os Ionizadores de piscinas se comparam a outros sanitizantes de piscinas para ajudá-lo a escolher qual sistema é o melhor para você.
Um Clorador nada mais é que um sistema que transforma Sal em Cloro, portanto, uma piscina que utiliza um clorador está constantemente sendo tratada à base de Cloro. Muitos Quilos de sal são adicionados à água, isso quer dizer que esse sal corroe facilmente os equipamentos e móveis de sua piscina.
Piscina tratada com Aquapex
O ozônio é um oxidante muito poderoso que é geralmente usado como um backup para o sanitizante residual, como sistemas de cloro ou cloradores de água salgada. O ozônio pode ser um oxidante efetivo, mas tem uma vida útil muito curta, pois só é eficaz quando a bomba da piscina está operando e não tem proteção residual na piscina. Além disso, o gás ozônio é muito tóxico e tem pouco efeito sobre as algas.
O ozônio também é por vezes confundido com UV. O UV é um desinfetante poderoso, mas, assim como o Ozônio, não tem capacidade de sanitização residual. Portanto, o UV sempre requer um desinfetante adicional e algicida (por exemplo, cloro) para garantir que os banhistas estejam protegidos contra vírus, bactérias, etc.
Ozônio e ou UV podem ser uma ótima solução para fazer o backup do desinfetante residual e ajudar a reduzir o uso de cloro em até 50%. Por conta própria, no entanto, esses sistemas não serão capazes de matar algas ou bactérias com eficiência suficiente para atender às regulamentações.