O que é um ionizador

Um ionizador usa um microprocessador e eletrodos compostos de Cobre/Prata. Quando a água da piscina passa pela câmara, os eletrodos de Cobre/Prata geram uma corrente contínua de baixa voltagem que faz com que alguns dos átomos mais externos dos eletrodos se transformem em íons positivos. A água que atravessa a câmara recolhe os íons que ajudam a matar algas, fungos, bactérias e vírus. O cobre é um ingrediente chave usado em algicidas e os íons de prata cuidam das bactérias, fungos e vírus. Com um ionizador, reduz-se a quantidade de cloro necessária para a sua piscina, (até 80%) mesmo após uma festa na piscina, ou uma forte tempestade.

O que faz

Os íons permanecem na água e oferecem proteção residual para manutenção a longo prazo. Além disso, eles oferecem purificação não tóxica e continuam a impedir a recontaminação. Os íons de cobre e prata permanecem na água e criam massas que trabalham para coletar continuamente algas e outros contaminantes, como bactérias, que podem ser removidas pelo equipamento de filtragem. Você pode acompanhar os níveis de íons adequados usando um kit de teste.

Como funciona

O melhor de um ionizador é que ele permite que você tenha uma piscina livre de produtos químicos. Os íons de cobre e prata criam um potente biocida que não usa produtos químicos para purificar a água. Em vez disso, forma-se uma ligação eletrostática com áreas da água carregadas negativamente, o que inicia o processo de desinfecção. Eles trabalham contra as paredes celulares dos microrganismos, que distorcem a parede celular, impedindo-os de absorver os nutrientes de que precisam para prosperar.

O papel do Cobre e da Prata

Cobre e a Prata atacarão uma célula de algas e os resíduos de aminoácidos nas proteínas usadas para a fotossíntese. Ao parar o processo, as algas são incapazes de crescer e, portanto, as células morrem. Mesmo que a célula consiga viver os íons, interromperá o processo de reprodução para que as algas não se espalhem. Além disso, as bactérias são mortas em vez de serem suprimidas de produtos químicos. Isso significa que coisas perigosas, como o E-Coli, o contaminante mais potente encontrado em piscinas públicas e outras fontes de água, não podem sobreviver em uma piscina livre de produtos químicos que usa um ionizador.

Ionizadores ou Cloradores de sal?

Como proprietário de uma piscina ou spa, você deve ter feito algumas pesquisas no Google para explorar as diferentes alternativas na piscina ou no spa. Sua busca lhe dará um sem fim de possibilidades, o próximo ainda mais promissor do que o primeiro. Fato é; há muitas alternativas e soluções disponíveis e fontes diferentes contam histórias diferentes, às vezes contraditórias. Nesta postagem, gostaríamos de compartilhar com você como os Ionizadores de piscinas se comparam a outros sanitizantes de piscinas para ajudá-lo a escolher qual sistema é o melhor para você.

Cloro

O cloro é o mais comumente usado para higienizar piscinas e spas em todo o mundo e é um higienizador e oxidante muito eficaz. O cloro se dissipará pelo calor e pelos raios UV ao longo do tempo e, portanto, requer a adição de estabilizador à água da piscina para garantir que o cloro mantenha seu efeito residual. No entanto, há uma razão pela qual há uma crescente demanda por alternativas ao cloro. Simplificando, o cloro não é bom para você. Você só precisa fazer uma pesquisa sobre “riscos à saúde do cloro” e encontrará páginas de resultados de pesquisa que podem assustá-lo (alergias, asma, problemas de gravidez, câncer, problemas cardíacos etc.). Além dos efeitos sobre a saúde, o cloro também tem um impacto nos arredores da sua piscina. Além disso, existem os riscos envolvidos em manter o cloro em um nível seguro e no transporte e manuseio de produtos químicos. Os custos químicos contínuos (cloro, estabilizador, algicidas, ácido, clarificantes, etc.) que uma piscina de cloro te prendem, é a verdadeira razão pela qual você pode encontrar lojas de piscinas “hesitantes” sobre soluções químicas que afetarão a receita contínua que você trará para seu bolso.

Piscinas de água salgada ou mineral

Mesmo que uma piscina de água salgada ou sal mineral soe como uma alternativa livre de cloro, esses higienizadores são apenas cloradores disfarçados. O que eles realmente fazem é converter sal (cloreto de sódio, ou mais recentemente também cloreto de magnésio e potássio) em cloro. Assim, mesmo que esses sistemas de piscinas estejam sendo comercializados para fornecer saneamento mineral, um clorador de sal (desinfetante de piscina popular mais usado) significa 100% de cloro em sua piscina. Claro que permite que você fique longe de manusear cloro, mas um sistema de sal é o mais caro e corrosivo sanitizante da piscina. Um sal ou clorador de sal mineral pode poupar dinheiro em cloro, mas os custos das células de sal de substituição, o estabilizador e a substituição do seu equipamento que está corroído devido ao sal vão surpreendê-lo. Com os efeitos de altos níveis de cloro. Os cloradores de sal podem se revelar menos que uma solução ideal.

Ozônio e UV

O ozônio é um oxidante muito poderoso que é geralmente usado como um backup para o sanitizante residual, como sistemas de cloro ou cloradores de água salgada. O ozônio pode ser um oxidante efetivo, mas tem apenas uma vida útil muito curta, pois só é eficaz quando a bomba da piscina está operando e não tem proteção residual na piscina. Além disso, o gás ozônio é muito tóxico e tem pouco efeito sobre as algas. O ozonio também é por vezes confundido com UV. O UV é um desinfetante poderoso, mas, assim como o Ozônio, não tem capacidade de sanitização residual. Portanto, o UV sempre requer um desinfetante adicional e algicida (por exemplo, cloro) para garantir que os banhistas estejam protegidos contra vírus, bactérias, etc. Ozônio e ou UV podem ser uma ótima solução para fazer o backup do desinfetante residual e ajudar a reduzir o uso de cloro em até 50%. Por conta própria, no entanto, esses sistemas não serão capazes de matar algas ou bactérias com eficiência suficiente para atender às regulamentações.

Ionizadores de Piscina

Usar a ionização da piscina para desinfetar a água é provavelmente o método efetivo menos caro para uso em piscinas. Os íons de cobre e prata minerais matam bactérias e vírus e impedem o crescimento de algas na sua piscina, mesmo que a bomba não esteja funcionando. O poder de sanitização residual do cobre e da prata tem uma vantagem distinta, pois esses íons não são afetados pelos raios UV e pelo calor. Portanto, ao contrário do cloro e do sal, um ionizador não precisa de estabilizador para manter os íons funcionando na sua piscina como biocida e algicida, mesmo que a bomba não esteja funcionando. Não só um ionizador cortará os custos de produtos químicos, como um ionizador de piscinas como o Aquapex reduz o número de horas que você precisa para operar sua bomba de piscina, economizando assim uma quantidade dramática de energia, além de desgaste nos equipamentos. Além disso, os íons cobre e prata não corroem o equipamento da piscina ou o ambiente da piscina e permitem que você reuse a água da piscina em seu jardim sem danificar as plantas ou o jardim.
Precisa de ajuda?